ESPECIALIDADE

TRICOLOGIA

É a especialidade da dermatologia que estuda as doenças dos cabelos e do couro cabeludo. A perda dos cabelos pode ocorrer em decorrência de doenças internas ou anormalidades da pele e dos cabelos propriamente ditos.


As causas mais comuns de queda de cabelo em geral são transitórias e não levam a perda permanente dos fios, porém existem doenças que levam a formação de cicatrizes que impossibilitam a regeneração dos fios. Estas doenças são verdadeiras emergências tricológicas e só o dermatologista tem a capacidade de diagnosticá-las e iniciar prontamente o tratamento.


Somos especialista em tratar doenças dos cabelos e do couro cabeludo


Doenças

MAIS COMUNS EM TRICOLOGIA

Eflúvio Telógeno

Causa mais comum de queda capilar transitória, provoca muita ansiedade aos pacientes, pois muitos fios são encontrados no chuveiro, penteando cabelo ou no chão. Podem estar relacionados a estados fisiológicos como após o parto ou secundário a deficiências de algumas vitaminas ou alterações hormonais.

Alopecia Areata

Causa de queda de cabelo que pode se apresentar como falhas no couro cabeludo ou perda completa dos fios do couro cabeludo e pelos corporais. Por não causar cicatriz, há sempre a possibilidade de que os fios cresçam novamente (esta é a evolução mais comum).

Alopecia Androgenética

Doença genética e progressiva que leva ao afinamento e rarefacão dos fios no couro cabeludo e em casos mais graves à calvície. Afeta mais os homens mas as mulheres também podem ser atingidas em alguns casos.  Os tratamentos podem não levar a cura, mas quase sempre possibilitam estabilização do processo.

Principais doenças tricológicas que levam a perda permanente dos fios

Liquen Plano Pilar

É uma alopecia cicatricial ,ou seja, leva a perda permanente e irreversível dos fios que foram afetados. O paciente começa apresentar falhas no couro cabeludo acompanhadas de pinicação, coçeira e ardência. O tratamento envolve uso de medicações orais e tópicas para interromper o processo. Alguns pacientes podem recorrer ao transplante capilar quando a doença permanece estabilizada por alguns anos. 

Foliculite Decalvante

Perda permanente dos fios do couro cabeludo que começa com a formação de espinhas e que geram cicatrizes. Os pelos começam a sair juntos lembrando cabelos de boneca. Acomete mais comumente homens e os tratamentos envolvem medicações tópicas, orais e injetáveis.

Alopecia Fibrosante Frontal

É considerada pelos especialistas um subtipo de liquen plano pilar, gera a perda progressiva e definitiva dos fios principalmente na região frontal. Acomete mais mulheres de meia idade e pode ter os mesmos sintomas do liquen plano pilar. Como evolui muito lentamente e os sintomas podem ser discretos, algumas pacientes só se queixam do aumento da testa. Os tratamentos envolvem tratamentos tópicos ou orais. O transplante pode ser realizado mas com resultados não muito satisfatório.

Podemos te ajudar!

Se precisar resolver algum destes problemas no couro cabeludo, agende uma consulta ou faça contato!