DERMATOLOGIA

de A-Z

Principais Doenças Dermatológicas

A

Acne

Doença inflamatória, mais conhecida como espinha,  que afeta comumente adolescentes mas também crianças e adultos. Tratamentos tópicos e orais podem ser utilizados.

Alopecia Areata

Doença auto-imune que afeta os pelos corporais – mais comum em couro cabeludo. Apresenta-se como falhas no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Pode afetar também as unhas.

B

Brotoeja (Miliária)

Doença aguda das glândulas de suor comum em crianças, comum no calor, geralmente transitória, apresenta-se como lesões avermelhadas principalmente em dobras.

C

Câncer de Pele

Câncer mais comum no mundo, mais comum em pessoas de pele e olhos claros. São lesões de crescimento progressivo, difícil cicatrização, que podem sangrar ou não ter sintoma algum.

Catapora (Varicela)

Doença infecciosa da infância mas pode acometer também adultos. São vesículas que viram rapidamente pequenas crostas, podem coçar ou não. Altamente contagiosa.

Celulite

Infecção bacteriana das camadas mais profundas da pele. A região fica vermelha e quente, a dor é variável. A presença de gordura subcutânea formando ondulações e nódulos – mais comum em mulheres – é também chamada de celulite.

D

Dermatite de Contato

Doença caracterizada por coceira aspereza e descamação causada pela irritaçao direta e local de um agente externo ou através de uma alergia adquirida de um determinado agente.

Dermatite Seborreica

Doença caracterizada por descamação, vermelhidão e coçeira nas áreas ricas em glândulas sebáceas como couro cabeludo e face. 

E

Escabiose

Doença infecciosa causada por um artrópode, também conhecida como sarna. Gera uma coceira intensa que piora à noite. Forma pequenas bolinhas nas áreas mais quentes do corpo, região umbilical e entre os dedos das mãos. É contagiosa e todas as pessoas da família devem ser tratadas.

Estrias 

Lesões lineares causadas pelo estiramento rápido da pele, mais comuns nas nádegas, mamas de adolescentes e abdomên de grávidas. Podem ser mais avermelhadas quando mais recentes e mais claras quando mais antigas. 

F

Foliculite

Inflamação do folículo piloso que pode ser principalmente bacteriana ou fúngica.As lesões se parecem com espinhas e acometem as áreas pilosas do corpo e do couro cabeludo. Fotossensibilidade alérgica que é desencadeada na pele por alguns produtos tópicos ou orais quando a pessoa é exposta à luz solar.

H

Hanseníase

Doença infecciosa bacteriana, curável e com tratamento à base de antibióticos. As lesões são variadas, mas podem apresentar-se inicialmente através de manchas brancas de sensibilidade reduzida.

Hemangioma

Lesão avermelhada vinhosa formada por vasos sanguíneos. Podem aparecer desde o nascimento ou na criança pequena com crescimento rápido. Podem ser tratadas cirugicamente ou por laser.

Herpes

Doença infecciosa causada por um vírus, apresenta-se como vesículas agrupadas como cacho de uva que rapidamente estouram formando crostas. São recorrentes e tendem aparecer na mesma localização após exposição solar, menstruação, estresse agudo ou sem causa aparente.

Hiperhidrose

Doença que causa aumento do suor imotivado nas mãos, pés e axilas, mas pode acometer qualquer área do corpo. Pode ser tratada com medicações tópicas, injetáveis, orais e também cirurgicamente. 

Hisurtismo

Aumento de pelos nas mulheres em áreas com padrão masculino. Podem ser sem causa ou associada a problemas hormonais. Pode ser tratada a laser ou através de medicaçoes tópicas ou orais.

M

Melasma

Doença que causa manchas recorrentes nas áreas expostas à luz na pele. Podem ser desencadeadas por alterações hormonais como gravidez ou uso de anticoncepcional. O filtro solar é essencial para o tratamento, assim como o uso de medicações clareadoras, peeling e laser.

Micose

Doença infecciosa causada por fungos, pode atingir pele, mucosas e anexos cutâneos como pelos e unhas. As áreas mais comumente afetadas são os pés e as unhas. Os tratamentos são tópicos e orais.

N

Nevos

Também chamadas de pintas ou sinais, são formadas por células chamadas de melanócitos. Podem crescer ao longo da vida, mas se crescerem rápido ou  sangrarem devem ser motivo de avaliação com dermatologista.

P

Pediculose (Piolho)

Doença infecciosa causada por um parasita que vive nas áreas pilosas. É contagiosa e coça bastante, acomete mais comumente as crianças. Lesões brancas (lêndeas) podem ser vistas aderidas nas hastes capilares e os parasitas (piolhos) localizam-se principalmente na região da nuca.

Pênfigo

Doença auto-imune que acomete pele e mucosas. São bolhas de rompimento fácil e podem estar limitadas a mucosa ou acometer gravemente toda pele.

Psoríase

Doença auto-imune, forma placas vermelhas e descamativas na pele e couro cabeludo. Pode acometer unhas e articulações. Os tratamentos podem ser tópicos ou orais a depender do grau de acometimento da doença.

Q

Queratose Actinica

Doença que se apresenta como áreas avermelhadas e descamativas em áreas expostas ao sol nas pessoas de pele mais clara. Podem virar câncer de pele se não tratadas.

U

Urticárias

Doença que forma placas semelhantes à picada de inseto, de aparecimento e desaparecimento rápido, coçam bastante e podem advir sem causa definida ou associada a exposição à medicações, infecções etc. 

V

Verrugas

Doença infeciosa causada pelo vírus do HPV contagiosa, pode acometer a pele e mucosas, sendo mais comum em crianças, em adultos podem acometer região genital e são associadas a contato íntimo.

Vitiligo

Doença auto-imune que ataca as células que produzem o pigmento da pele , os melanócitos, gerando manchas brancas. Os tratamentos podem ser à base de luz/laser, tópicos e até com transplante dos melanócitos.

Z

Zoster (Herpes Zoster)

Doença infeciosa causada pelo mesmo vírus da catapora que quando reativado causa lesões restritas a um território nervoso. Também conhecida como “cobreiro” é mais comum em idosos e pessoas com problemas imunológicos.

Podemos te ajudar!

Se precisar de algum destes exames dermatológicos podemos realizar para você!